Peso da Régua

Sabia que? Poiares, Peso da Régua

A fundação da povoação de Poiares remonta ao século XII.

De facto, em 1193 D. Sancho I fez a doação de um casal de terras, no actual lugar de Poiares, aos jograis Bonamis e seu irmão Acompaniado, os dois actores mais antigos portugueses, como forma de pagamento do espectáculo de arremedilho que realizaram.

Entretanto, foi nestes tempos que começaram a haver representações litúrgicas por ocasião das principais festividades católicas, pelo que desde muito cedo Poiares começou a sua actividade na religião católica, ficando desde 28 de Junho de 1205 a pertencer à Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém, também conhecida por Ordem dos Hospitalários, a qual a partir do ano de 1530 passou a ter a designação de Ordem de Malta.

Não esquecendo a grande Comenda que foi desta Ordem, é assim que esta freguesia ostenta nos seus Brasão e Bandeira a insigne Cruz de Malta.

Como testemunhos da sua história, guarda na sua Igreja Matriz uma cruz processional em prata, chamada “Santa Cruz de Poiares”, datada de 1225 e mandada fazer por Afonso Mendes – Prior da Ordem do Hospital, como também abreviadamente era conhecida esta Ordem. Tem também vestígios da referida grande Comenda de São Miguel de Poiares, a qual tinha ainda anexas as Vigararias de Freixiel e Abreiro, pertencentes que foram à sagrada religião da Ordem dos Hospitalários.

Fonte: Wikipédia

Parte da História de Poiares, Peso da Régua, também já se encontra disponível no Tabelião.

Ver Todos